sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015

Dizem que a vida é dura
e que o mundo te ensina
e que assim amadurecemos
pois bem, o que fazer agora?

Em diversos momentos nos ultimos anos
a vida endureceu comigo
e me senti estupido por não entender
o que o mundo queria me ensinar
e os valores que tanto me ensinam
são quebrados a cada crise mundial
ou individual, ou familiar
e as promessas que fizemos
quebramos
e os sonhos que tivemos
quebrei

Gosto de retrospectivas
gosto de rever o passado
de fechar os olhos e imaginar
voltar no tempo
e cada dia mais o passado se torna doce
e o presente amargo

ha alguns anos fiz uma retrospectiva esperançosa
cheia de "just smile today"
e invejo muito aquele cara agora
pois hoje não sinto que sorrir funcione...

mas houveram coisas boas
claro que sim
se houve rompimento
antes houve amor
se houve morte
antes houve VIDA
se houveram brigas
houve antes um "se importar"

O mundo me ensinou sim
que são raras as coisas que valem a pena
são raras as que resistem a algumas coisas
mas nem todas que não resistem são ruins
talvez efêmeras
ensinou a efemeridade do corpo
ao contrario da eternidade da essência
ensinou que tudo pode passar de céu a inferno
e poucas semanas
e vc pode perder tudo, ou quase tudo
mas algumas pessoas estarão ali
pra provar que de tudo, em algo acertamos

mas enquanto ensinava, a vida me tornou duro
duro comigo mesmo
com meus erros
com minhas escolhas
me tornou duro e frio
pra não cair ao ver tudo ruir

E das poucas qualidades que tenho
uma será incrivelmente necessária
quando voltar a pensar em 2015
aquela de pensar o passado
esquecendo ou resignificando
tudo que houve de ruim
e mantendo vivo, tudo que
de alguma forma me faz bem...
(ainda que momentaneamente
nada me faça bem...)

Ps. Quem não gosta de texto pessimista, pode ler as outras retrospectivas, tem varias...
ps2. pra rever a retrospectiva de 2011 (aquela esperançosa) basta clicar na frase do poema e esperar ele te redirecionar.

Nenhum comentário: